Qual a Importância do Projeto FTTH para o provedor ISP?

Publicado em: 10 de junho de 2024

Nos últimos 15 anos, a Fibra Óptica, como um meio de telecomunicação entre os provedores de internet, passou de uma teoria para a realidade. As vantagens da Fibra Óptica, como altas velocidades, altas capacidades de transmissão e imunidade a interferências eletromagnéticas, em relação a outras tecnologias usadas anteriormente fizeram que a fibra fosse a tecnologia que do presente e do futuro.

Com a explosão dessa bolha, muitos provedores se sentiram pressionados a migrarem a tecnologia de sua rede para a tecnologia ótica, devido a necessidade de mercado e outros concorrentes já indo para essa tecnologia. Com isso, é comum vermos redes FTTx que foram construídas sem nenhum tipo de planejamento e hoje, ouvimos depoimentos do quão isso traz prejuízos, não só financeiro, mas de tempo aplicado e desgate em não aproveitar todo o potencial que uma rede óptica proporciona, desgastando assim a imagem com os clientes.

Por isso, assim como em qualquer outra área, ressaltamos a importância da elaboração do projeto FTTH. Com um projetista, é possível maximizar os investimentos que serão feitos: alinhando o investimento financeiro, o potencial que uma rede óptica proporciona e a expectativa do futuro cliente em navegar em altas velocidades e banda larga.

Um projeto bem elaborado é capaz de fornecer o desenho da rede óptica, o posicionamento de cada elemento passivo que será lançado, pontos estratégicos de expansão, documentação das fibras que foram projetadas, orçamento de potência em cada ponto crítico da rede, além do acompanhamento da execução da obra.

Imagem

Robert Marques

CEO - Smart Telecom - Projetos e Consultoria

- Bel. Engenheiro de Telecomunicações
- MBA em Gerenciamento de Projetos
- MBA em Engenharia de Segurança do Trabalho